Elipse Clínica Multidisciplinar

4 Dicas para dar um up na libido e namorar mais



Você não está sozinha. A imensa maioria das mães recentes se perguntam onde foi parar a vontade de fazer sexo. A verdade é que são muitas as dicas, mas o cansaço é ainda maior.

Ok, é compreensível. Mas a dura realidade é a seguinte: “se você não se dedicar a recuperar a sua libido e uma vida sexual prazerosa, não vai acontecer. São tantos os novos fatores na sua vida que não dá para esperar que tudo ‘volte ao normal’ espontaneamente”, alerta a ginecologista Carolina Ambrogini, coordenadora do Projeto Afrodite, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Mas quer voltar a ter uma vida sexual ativa e prazerosa, certo? A dica, segundo a psicóloga e terapeuta de casal e família Cristiana Pereira, é buscar isso em você mesma.“Explore seu corpo, sua vontade, o que pode despertar o erotismo novamente para você. Quando se tem uma sexualidade madura, não se joga a responsabilidade para o outro, para o que ele fez ou deixou de fazer”, diz.  Ou seja, nada de ficar esperando que noites quentes de amor caiam do céu – ou surjam por iniciativa somente do maridão. Veja aqui algumas soluções que você mesma pode fazer para esquentar o clima.

Pratique atividade física

Você já está exausta e a gente sugere que você malhe? Justamente por isso. Exercícios físicos não só aumentam a disposição, aliviam o estresse e ansiedade, como melhoram muito a vida sexual. E não são poucas as evidências que corroboram essse fato, não. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA), por exemplo, mostou que as pessoas que fazem 40 minutos de exercícios por dia têm o dobro de atividade sexual e de desejo do que quem se exercita por apenas 20 minutos diários (imagina a comparação com os sedentários). Bora tirar o tênis do armário?

A maca peruana e outros temperos

Admita, você pulou toda a reportagem para ler primeiro sobre essa raiz que está na moda e promete emagrecer e turbinar a vida sexual, não é? A maca peruana, que pode ser consumida como farinha ou em cápsulas, é a última novidade entre as mães. Lara Bisker, por exemplo, que é mãe de uma menina de 4 anos e está casada há 12, conta que começou a tomá-la por indicação de uma amiga de trabalho porque andava muito cansada. “Só descobri que diziam que a maca tem efeito afrodisíaco depois. Não é bem assim. Ela realmente dá um up na energia, mas lá no quarto fica mais por nossa conta, mesmo. Não tem milagre!”, brinca. É importante atentar para a composição desse suplemento, que muitas vezes é vendido misturado com outras coisas.

“Por isso, assim como outros suplementos, a maca não deve ser utilizada sem acompanhamento, sob o risco de causar desequilíbrio no organismo”, alerta a nutricionista e iridóloga Célia Mara. O que não quer dizer que você não possa cuidar da libido pela boca. “As pessoas que se queixam de perda de libido estão, muitas vezes, além de cansadas e estressadas, desnutridas. Ou seja, o corpo não está assimilando os sais minerais e as vitaminas que precisa”, completa. A especialista sugere, ainda, que você reforce o consumo de zinco, um mineral essencial para a sexualidade, uma vez que está relacionado à produção dos hormônios sexuais. Ele é encontrado em boas concentrações nos cogumelos, nas castanhas e nas sementes de girassol e abóbora.

Peça ajuda do parceiro

“Preliminar bem feita é aquela que, quando o bebe acorda de madrugada, você (homem) levanta e faz a criança dormir. Outra infalível para atingir o ponto G é o café da manha na cama ou as esquecidas flores”, escreveu a psicóloga Vanessa Abdo Benaderet em um texto divertido destinado aos homens e publicado no site Mamis na Madrugada. Como discordar? Mas ficar esperando o seu queridíssimo tomar a iniciativa pode levar a frustrações (até porque, cá entre nós, provavelmente você não seja a única do casal a estar cansada e sem pique para namorar). Então converse, peça, sugira. A cumplicidade e o senso de equipe, de fato, são os melhores afrodisíacos.

Dê chance para acontecer

Chegamos ao que você já sabe: “o erotismo precisa de tempo. Para ficar com o maridão, para descansar e para cuidar de si”, lembra a ginecologista Carolina. Então organize-se como puder: comece a colocar o bebê mais cedo no berço, convoque a ajuda das avós ou de uma babá, invista em uma lingerie nova. O importante é se empenhar MESMO. “A vida sexual é muito importante para o casal, une duas pessoas mais até do que filhos”, conclui Carolina. Isso sem falar que está relacionada à qualidade de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mãos à obra, então. Ou aos afagos, amassos, carícias….
Você está aqui: Na Mídia 4 Dicas para dar um up na libido e namorar mais