Elipse Clínica Multidisciplinar

Luciana A. Mello Blumenthal


Perfil Profissional
Psicóloga formada pela PUC-SP - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Especialista em Psicoterapia Junguiana, coligada a técnicas corporais pelo Instituto Sedes Sapientiae.


Trabalho Clínico
Trabalha como Psicóloga Clinica atendendo Crianças adolescentes e adultos, realizando:
Psicoterapia
Psicodiagnóstico
Orientação de pais
Orientação Profissional

Utiliza a psicoterapia de abordagem Junguiana (ou Psicologia Analítica). Esta abordagem vê o ser humano como um todo (mente mais corpo; consciência mais inconsciente), em constante desenvolvimento ao longo de toda a vida. Durante este processo de desenvolvimento, em todas as idades, em alguns momentos nos "desequilibramos" e perdemos a noção deste todo, vivendo apenas algum ou alguns aspectos de nós mesmos, ignorando outros. As razões que podem motivar este desequilíbrio podem ser tanto internas (individuais), quanto externas (relacionadas ao meio), sendo mais comum a junção de ambas.

Os sintomas nada mais são do que sinais de que algo está errado. Assim, dificuldades escolares, de relacionamento ou comportamento; stress, depressão, ansiedade, distúrbios alimentares, adoecimento frequente ou doença crônica, entre outros sintomas, vêm mostrar que saímos deste equilíbrio. A psicoterapia tenta restabelecê-lo utilizando-se para isso de várias estratégias.

É utilizado o trabalho verbal (conversas), análise de sonhos, técnicas artísticas (argila, pintura entre outras), lúdicas, trabalho corporal (técnicas de relaxamento ou que propiciem uma maior consciência corporal) e, finalmente, a técnica da caixa de areia ou Sandplay que consiste na livre utilização de uma caixa de areia e uma série de miniaturas a fim de compor uma cena que expresse o mundo do indivíduo em um dado momento.

Essas técnicas auxiliam a expressão do mundo interno, dos recursos e conflitos do indivíduo e podem ser utilizadas ou não, de acordo com o desejo e as necessidades de cada paciente. Aquilo que é expresso pelo paciente pode então ser trabalhado em parceria com a psicoterapeuta, visando um contato maior consigo mesmo, promovendo novamente o equilíbrio perdido.

No trabalho com crianças e adolescentes, o contato com os pais e escola incluindo sessões de orientação familiar, se fazem necessárias, já que suas questões estão intimamente ligadas à relação com a família e, em muitos casos, também com o ambiente escolar. Além disso, nestes casos, a realização de um psicodiagnóstico antes do início do processo de Psicoterapia é ainda mais importante, já que assim o psicoterapeuta é capaz de compreender de maneira mais profunda o que está acontecendo com aquela criança ou adolescente, sendo capaz de estabelecer suas metas de trabalho, e orientar de maneira mais precisa os pais e a escola da criança.

O processo de Orientação Profissional, também chamado por muitos de Orientação Vocacional é destinado tanto a adolescentes que desejem ajuda para realizar a primeira escolha profissional, quanto aos adultos que necessitem rever os rumos de sua vida profissional. Para maiores informações a respeito, acesse o link Orientação Profissional.
Você está aqui: Equipe Luciana A. Mello Blumenthal