Elipse Clínica Multidisciplinar

Beatriz Guimarães Otero Lavoura

 
Perfil Profissional

Formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Aprimoramento em Psicologia Analítica com adolescentes pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; especialização em Jung e Corpo – Formação em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal pelo Sedes Sapientiae.

Trabalho Clínico
Faz parte da equipe da Elipse – Clínica Multidisciplinar, atuando no diagnóstico e psicoterapia de crianças, adolescentes e adultos através da abordagem junguiana. Para tanto, utiliza, além da terapia verbal, a terapia corporal, o sandplay e a ludoterapia como técnicas de trabalho.

A terapia junguiana não tem como objetivo o tratamento de sintomas, mas sim, tratar cada indivíduo na sua singularidade, buscando a causa e a finalidade desses sintomas. Assim, compreendendo a particularidade de cada um, o caminho a ser seguido é o da individuação (ampliação de consciência). Para tanto, faz-se uso de uma abordagem simbólica para a compreensão do mundo psíquico.

Dentro da perspectiva junguiana, o corpo é parte inseparável do processo de individuação. É com esse objetivo de compreender o ser em sua totalidade que a terapia corporal passa a ser tão importante. Segundo Jung,“um funcionamento inadequado da psique pode causar tremendos prejuízos ao corpo, da mesma forma que, inversamente, um sofrimento corporal pode afetar a psique; pois a psique e o corpo não estão separados, mas são animados por uma mesma vida...”.

O sandplay é um procedimento clínico que teve como precursora a psicóloga suíça Dora Kalff (década de 60), com enfoque junguiano e com objetivo de mediação no processo terapêutico. E dada ao indivíduo a possibilidade de, através da areia e das miniaturas, construir um mundo na caixa de areia que, simbolicamente, corresponde ao seu mundo interior.

A ludoterapia é a psicoterapia que se realiza através do brincar e tem como objetivo facilitar a expressão da criança. Através da brincadeira a criança consegue expressar seus sentimentos e conflitos, e também, buscar melhores maneiras de lidar com eles.

Outros Trabalhos
Trabalha em uma ONG chamada Núcleo Espiral – pesquisa, assistência e prevenção da violência contra crianças e adolescentes, onde atua como coordenadora, fazendo um trabalho sócio-educativo com crianças e adolescentes abrigados.

Trabalha também como psicóloga na área de check-up do Hospital Sírio Libanês.
Você está aqui: Equipe Beatriz Guimarães Otero Lavoura