Elipse Clínica Multidisciplinar

Neuropsicologia

A avaliação neuropsicológica é uma estratégia de investigação que busca identificar, obter e proporcionar dados e informações sobre o funcionamento mental dos sujeitos. Visa fornecer um perfil cognitivo, combinado à avaliação dos aspectos clínicos, exames de imagem, aspectos psicológicos, fonoaudiológicos e psicopedagógicos. Através do uso de testes, escalas e questionários padronizados para avaliação das funções cognitivas, o neuropsicólogo irá investigar o desempenho de habilidades como atenção, percepção, raciocínio, abstração, memória, processamento da informação, praxia, funções motoras e de execução.

Esse processo tem por objetivo poder coletar os dados clínicos para auxiliar na compreensão das dificuldades e explorar as funções preservadas, auxiliando no diagnóstico e diagnósticos diferencias. Permitem ao neuropsicólogo, juntamente com a equipe, entender melhor os sinais e sintomas apresentados, podendo assim elaborar estratégias de intervenção, encaminhamento e tratamento.

Pode ser realizada em crianças, adultos e idosos, com testes e tabelas de correção específicas para cada faixa etária. Os protocolos de aplicação de testes são individuais, sendo considerados aspectos quantitativos e qualitativos do desempenho dos sujeitos na interpretação dos resultados.

Principais solicitações de avaliação neuropsicológica: casos de dificuldade de aprendizagem, suspeita de déficit de atenção e/ou hiperatividade (TDAH), dislexia, autismo, deficiência intelectual, problemas de memória, raciocínio e/ou linguagem após TCE, AVC, tumor (sequelas do tratamento e/ou screening da evolução), cirurgias, identificação de zona de déficit funcional em epilepsia, demências, diagnóstico diferencial de depressão, entre outros.

Você está aqui: Áreas de Atuação Neuropsicologia